“TÍTULO DO CARGO
Psicólogo
DESCRIÇÃO SUMÁRIA
Prestar atendimento psicológico, avaliar e emitir parecer técnico, programar, desenvolver e/ou acompanhar serviços, participar de equipe multidisciplinar da Secretaria envolvida. Desenvolver ações e práticas de psicologia direcionadas ao trabalho social com famílias atendidas na Política Nacional de Assistência Social, através da Proteção Social Básica e/ou Social.
DESCRIÇÃO DETALHADA
– Avaliar os educandos utilizando métodos e técnicas próprias, analisando, diagnosticando e emitindo parecer técnico para acompanhamento, atendimento e/ou encaminhamento a outros serviços especializados.
– Prestar atendimento psicológico de ordem psicoterápica e/ou de cunho preventivo, através de sessões individuais e grupais.
– Participar de programa de saúde mental, através de atividades, com a comunidade, visando ao esclarecimento e a cooparticipação.
– Participar na elaboração de normas programáticas de materiais e de instrumentos necessários à realização de atividades de área, visando dinamizar e padronizar serviços para atingir o objetivo estabelecimento.
– Participar da equipe multidisciplinar em atividades de pesquisa e de projetos, de acordo com padrões técnicos propostos, visando ao incremento, ao aprimoramento e ao desenvolvimento de áreas de trabalho de interesse da instituição.
– Realizar avaliações psicoeducacionais dos alunos de escola.
– Acompanhar e orientar educadores em relação às necessidades educacionais dos alunos.
– Acompanhar e orientar alunos que apresentem necessidades educacionais especiais.
– Prestar escuta qualificada, individual ou grupal, visando à identificação de necessidades dos indivíduos e das famílias, promovendo o encaminhamento adequado de cada caso específico.
– Trabalhar com as famílias as relações interpessoais, objetivando identificar a existência de conflitos individuais e grupais com vista ao fortalecimento dos vínculos familiares e comunitários dos usuários.
– Realizar estudo de caso com os usuários da unidade.
– Discutir e elaborar conjuntamente com o usuário o plano de intervenção.
– Realizar atendimento psicossocial individual e familiar.
– Realizar visitas domiciliares, conforme cada caso específico.
– Discutir e elaborar conjuntamente com os outros técnicos da equipe estudos de caso e relatórios socioassistenciais.
– Definir em conjunto com a equipe as intervenções necessárias, acompanhamento de casos e encaminhamentos para a Rede de Proteção, visando à superação da situação de violação de direitos evidenciada.
– Elaborar e encaminhar ao Conselho Tutelar, à Vara da Infância e da Juventude e à Delegacia de Proteção à Criança e ao Adolescente relatórios técnicos informando sobre a violação de direitos dos usuários e/ou para subsidiar decisões sociojurídicas, quando solicitados.
– Manter articulação (referência e contrareferência) com os demais serviços integrantes da Política Nacional de Assistência Social (CRAS/CREAS).
– Realizar grupos/oficinas de convivência com famílias.
– Encaminhamento/orientação para inserção de famílias nos programas ofertados pela Política Nacional de Assistência Social – CRAS.
– Realizar conjuntamente com a equipe campanhas socioeducativas na sua área de abrangência, buscando prevenir e conscientizar a população local sobre direitos socioassistenciais.
– Elaborar conjuntamente com a equipe cartilhas educativas e preventivas sobre temáticas afetas aos interesses das famílias ou da comunidade local.
– Executar outras atividades correlatas ao cargo e a critério da Secretaria.
Especificações:
INSTRUÇÃO
Curso Superior completo em Psicologia, com registro no Conselho de Classe.
Responsabilidade: por materiais.
ASCENÇÃO
Carreira isolada.”
“TÍTULO DO CARGO:
Assistente Social
DESCRIÇÃO SUMÁRIA
Orientar ou realizar ações adequadas à solução dos problemas e das dificuldades surgidas no âmbito social ao indivíduo, às famílias e aos grupos comunitários.
DESCRIÇÃO DETALHADA
– Realizar o atendimento inicial do caso, realizando anamnese social.
– Fazer triagem dos casos apresentados para estudo, prestando orientação com visitas e buscando a solução adequada para cada tipo de problema.
– Realizar visitas domiciliares.
– Fazer o planejamento das ações a serem executadas, contribuindo para a implementação das ações da unidade.
– Encaminhar os usuários para os serviços de garantia de seus direitos, selecionando candidatos ao amparo pelos serviços de assistência à velhice, à infância, à juventude, aos cegos, etc.
– Prestar atendimento socioassistencial individual e/ou grupal aos usuários.
– Inserir as famílias das crianças e dos adolescentes em programas de geração de renda e profissionalização.
– Acompanhar os adolescentes em cumprimento de medidas socioeducativas.
– Participar de palestras informativas à comunidade.
– Participar de todas as reuniões da equipe.
– Realizar ou orientar estudos e pesquisas no campo do serviço social.
– Realizar e interpretar pesquisas sociais.
– Realizar estudos para a concessão de bolsas e demais auxílios assistenciais.
– Proceder à articulação com outras instituições objetivando viabilizar o atendimento dos usuários.
– Estudar e atualizar-se periodicamente sobre toda a legislação que envolve as atividades do cargo, com o objetivo de ter uma ampla visão e conhecimento socioassistencial.
– Reconhecer o usuário como detentor de direitos sociais, não fazendo discriminação de qualquer natureza.
– Dominar técnicas de abordagem ao usuário.
– Prestar atendimento pautado na ética, no respeito mútuo e no sigilo profissional, com uma postura de acolhimento e escuta.
– Possuir resistência às adversidades e às frustrações.
– Elaborar Plano de Atendimento Individualizado (PIA), bem como o acompanhamento das intervenções realizadas.
– Fazer o acompanhamento permanente dos casos atendidos junto à rede de serviços, de modo a garantir a qualidade ao usuário dos serviços.
– Elaborar relatórios circunstanciados acerca da denúncia de violação de direitos recebida e encaminhá-los para a rede de proteção social e ao sistema de defesa de garantia de direitos.
– Elaborar relatórios técnicos, pareceres e laudos sociais quando solicitado pelo Conselho Tutelar ou Ministério Público.
– Discutir e elaborar conjuntamente com os outros técnicos estudos de casos e relatórios socioassistenciais.
– Elaborar e encaminhar ao Conselho Tutelar ou à Vara da Infância e da Juventude relatórios técnicos com informações sobre a violação de direitos dos usuários e/ou para subsidiar decisões sociojurídicas, quando necessários.
– Proceder a registros de dados dos atendimentos realizados para fins de sinopse estatística da unidade.
– Estudar e analisar as causas de desajustamento social, estabelecendo planos de ações que busquem o restabelecimento da normalidade do comportamento dos indivíduos em relação aos seus semelhantes ou ao meio social.
– Elaborar diretrizes, atos normativos e programas de assistência social junto a creches municipais e encaminhamento e/ou resolução de problemas em nível comunitário e em geral.
– Fornecer laudo social quando solicitado.
– Manter organizados e atualizados os registros dos casos atendidos para fins de consulta ou estatísticos.
–Planejar e executar programas ou atividades no campo do serviço social.
– Planejar e promover inquéritos sobre a situação social de escolares e suas famílias.
– Fazer levantamentos socioeconômicos, com visitas ao planejamento habitacional nas comunidades e pesquisar problemas relacionados com o trabalho.
– Executar outras atividades correlatas de acordo com as necessidades da comunidade em geral, inclusive as editadas no respectivo regulamento da profissão.
INSTRUÇÃO
– Curso Superior completo em Serviço Social.
– Experiência: de 6 meses a 1 ano.
– Responsabilidade: por material e supervisão.
ASCENÇÃO:
Carreira isolada.”