Projeto de Lei Complementar nº 8 de 2023

Identificação Básica

Tipo de Matéria Legislativa

Projeto de Lei Complementar

Ano

2023

Número

8

Data de Apresentação

21/11/2023

Número do Protocolo

4432

Tipo de Apresentação

Escrita

Numeração

  • 8/2023

Outras Informações

Apelido

zoneamento

Dias Prazo

 

Matéria Polêmica?

Não

Objeto

zoneamento, uso, a ocupação e o parcelamento do solo e condomínios (LUPA)

Regime Tramitação

Regime Normal

Em Tramitação?

Não

Data Fim Prazo

 

Data de Publicação

 

É Complementar?

Não

Origem Externa

Tipo

Mensagem

Número

67

Ano

2023

Local de Origem

Poder Executivo

Data

17/11/2023

Dados Textuais

Ementa

Disciplina o zoneamento, uso, a ocupação e o parcelamento do solo e condomínios (LUPA) no Município de Pato Branco, de acordo com a Lei que define o Plano Diretor Municipal.

Indexação

Ao regular o uso e ocupação do solo, buscamos criar ambientes urbanos mais seguros, acessíveis e propícios ao bem-estar da comunidade, promovendo a saúde física e mental da população, o acesso facilitado a diferentes modos de transporte, incentivando a mobilidade urbana sustentável e a redução do congestionamento viário. A proposição visa impulsionar o desenvolvimento econômico ao destinar áreas apropriadas para atividades comerciais e industriais, fomentando a geração de empregos e a dinamização da economia local. O projeto de lei busca assegurar que o crescimento urbano seja acompanhado de investimentos adequados em infraestrutura, garantindo a segurança e a funcionalidade das áreas urbanas. A proposição inclui medidas para proteger e preservar áreas verdes, recursos hídricos e demais elementos ambientais, contribuindo para a sustentabilidade e a resiliência do ecossistema urbano. O projeto visa otimizar a ocupação do solo, evitando desperdícios e promovendo a eficiência na utilização dos espaços urbanos, contribuindo para a redução do déficit habitacional. Além disso, aborda questões relacionadas à regularização fundiária, promovendo a inclusão social e a garantia do direito à moradia, contribuindo para a redução das desigualdades urbanas. A participação ativa da comunidade foi valorizada nesse processo, incorporando mecanismos que garantam a transparência e a participação democrática, promovendo a construção coletiva das diretrizes para o uso e ocupação do solo. O projeto está alinhado aos princípios estabelecido no plano diretor municipal e demais políticas públicas, contribuindo para a implementação de uma visão integrada e sustentável para o futuro urbano. Este projeto representa um passo significativo em direção a um crescimento urbano mais sustentável e inclusivo, refletindo nosso compromisso com o bem-estar da comunidade e a construção de uma cidade preparada para os desafios do futuro).

Observação

Audiências Públicas, cronograma e locais abaixo indicados, com inicio às 19h, afim de de discutir com a população e entidades interessadas os projetos relacionados ao Plano Diretor do Município de Pato Branco:
17/05 - São Roque do Chopim, Local: Pavilhão da Capela da Igreja - (confirmado)
21/05 - Bairro Planalto, Local: Escola Municipal – Caic - (confirmado)
22/05 - Bairro Bortot, Local: Casa da Industria - Sistema Fiep (confirmado)
23/05 - Bairro Santo Antônio, Local: Colégio Estadual Carlos Gomes (a confirmar)
24/05 - Plenário da Câmara Municipal.
Protocolo: 4432/2023, Data Protocolo: 21/11/2023 - Horário: 13:04:08

Documentos Administrativos Públicos Vinculados a Matéria

Data Anexação: 27 de Março de 2024
Documento: OF Nº 031/2024 - Ofício
Recomendação Administrativa nº 4/2024, expedida nos autos de Procedimento Administrativo nº MPPR-0105.17.000462-3, em trâmite no GAEMA - Núcleo de Pato Branco, assinada pela Promotora de Justiça Coordenadora do GAEMA, Dra. Ivana Ostapiv Rigailo, referente ao Plano Diretor do Município de Pato Branco.
Data Anexação: 28 de Junho de 2024
Documento: OF Nº 078/2024 - Ofício
Ofício nº 1543/2024-DK, datado de 10 de junho de 2024, enviado e assinado eletronicamente pela Promotora de Justiça Coordenadora do GAEMA, Dra. Ivana Ostapiv Rigailo, requisitando que, no prazo de 10 (dez) dias úteis, a Câmara esclareça sobre as próximas etapas para a conclusão do processo legislativo relativo ao Novo Plano Diretor, assim como que esclareça pontualmente sobre as propostas de alterações no que pertine à admissão das mesmas e seus fundamentos técnicos correspondentes.
Data Anexação: 2 de Setembro de 2024
Documento: OF Nº 129/2024 - Ofício
Ofício nº 2030/2024-DK, datado de 26 de agosto de 2024, enviado por correspondência eletrônica pela Promotora de Justiça Coordenadora do GAEMA, Dra. Ivana Ostapiv Rigailo, requisitando que, no prazo de 15 (quinze) dias úteis, encaminhe cópia da ata da reunião da Comissão Especial de Estudos dos Projetos relacionados ao Plano Diretor, após sua realização.